A Estação Renascença é um projeto de readequação total da plataforma existente faz parte do projeto de duplicação da linha 1 do Metrô de Teresina. Possui aproximadamente 790m² de área total construída e mais 580 de implantação.
Todas as estações foram projetadas de forma modular. Tendo um corpo central em comum e variações nas extremidades que permitam adequação as diversas situações topográficas encontradas. A Estação Renascença é do tipo “em nível”, ou seja, está no nível do logradouro. Porém, apesar de ser uma estação em nível, possuí uma certa dificuldade de implantação devido ao contexto urbano pois está inserida em um terreno estreito.
O projeto de modernização das estações teve como premissas principais a implantação do sistema de portas automáticas, a reimplantação de algumas estações em função da duplicação da linha e a adequação as normas de acessibilidade.
Nesse projeto Aoro foi responsável por coordenar e compatibilizar, além da Arquitetura, as disciplinas de Acessibilidade, Automação, Elétrica, Esgoto, Estrutura e Fundações, Hidráulica, Incêndio, Luminotécnica e Orçamento.
O materiais utilizados nesse projeto foram especificados com objetivo de garantir a durabilidade, a fácil manutenção e a replicabilidade do projeto.
A estrutura é mista. A plataforma em concreto armado recebe o esqueleto estrutural em aço carbono modulado.
O fechamento fica por conta da parede com uma dupla camada placas isotérmicas, uma solução industrial que busca junto com as telhas tipo “sanduiche” garantir a mínima troca de calor com o lado exterior aumentos a eficácia térmica da estação para garantir máximo conforto ao usuário.
O edifício faz uso de estratégias passivas de conforto ambiental como a ventilação natural cruzada e buscar maximizar a vida útil do edifício público e o conforto do passageiro.
Todo a iluminação é composta por luminárias LEDs que garantem menos custo a longo prazo.